Resumo

Este artigo é um capítulo de Liber ABA – Magick – O Livro Quatro

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Resumo

P. Que é o gênio, e como é produzido?

R. Examinemos diversos exemplos de gênio, e tentemos encontrar algo em comum entre eles, que não seja encontrado em outros tipos de inteligência.

P. Existe algo em comum?

R. Sim: todos os gênios têm o hábito da concentração mental, e em via de regra necessitam longos períodos de solidão para adquirir esse hábito. Em particular, todos os maiores gênios religiosos se retiraram do mundo em alguma fase de suas vidas, e começaram a ensinar imediatamente ao retornar ao mundo.

P. Qual é a vantagem de um tal retiro? A gente pensaria que um homem que fizesse isto perceberia, ao voltar, que estava sem contato com sua época, e em tudo menos capaz do que era antes.

R. No entanto, cada um deles afirma, se bem que em linguagem diversa, que durante sua ausência obteve algum poder sobre-humano.

P. Você acredita nisso?

R. Não fica bem rejeitarmos sem exame as declarações de homens que são respeitados por tantos dos nossos semelhantes. Temos que refutá-las com provas, ou pelo menos explicar como eles se enganaram. Ora, cada um desses homens deixou regras para serem seguidas. O único método científico consiste em repetirmos os experimentos deles, e assim confirmar ou invalidar seus resultados.

P. Mas as regras que eles deram diferem tanto umas das outras!

R. Apenas no fato de que cada um deles estava limitado por condições, de raça, clima, linguagem e período cultural. Existe uma identidade básica nos métodos de todos eles.

P. Prove isso!

R. Foi a grande obra da vida de Frater Perdurabo provar isso. Estudando as práticas de cada uma das grandes religiões em seu lugar de origem, ele pode demonstrar a relação entre elas todas, e formulou um método livre de dogma, baseado apenas nos fatos comprovados da anatomia, da fisiologia e da psicologia.

P. Pode me dar um breve resumo desse método?

R. A ideia básica é a de que o Infinito, o Absoluto, Deus, a Sobre-Alma, ou o que você quiser chamar aquilo, está sempre presente em todos nós, mas velado ou fantasiado pelos pensamentos de nossas mentes, da mesma forma que não podemos ouvir as batidas de nosso coração no meio do tráfego de uma cidade barulhenta.

P. E então?

R. Para obter conhecimento direto Daquilo, é apenas necessário parar todos os pensamentos.

P. Mas no sono o pensamento está parado.

R. Talvez sim, superficialmente falando; mas a função que percebe também está parada.

P. Então, você deseja obter uma perfeita vigilância e atenção por parte da mente, que não sejam interrompidas pela aparição de pensamentos?

R. Exato.

P. E como você faz para conseguir isso?

R. Primeiro, nós aquietamos o corpo através da prática chamada Asana. Segundo, asseguramos a regularidade e a saúde do corpo através da prática chamada Pranayama. Desta forma, nenhuma mensagem do corpo perturbará a concentração mental. Depois, através de Yama e Niyama, nós aquietamos as emoções e as paixões, e assim impedimos que também estas apareçam para perturbar a mente. Depois, através de Pratyahara, analisamos nossas mentes ainda mais a fundo, e começamos a suprimir os pensamentos em geral, de qualquer tipo. A seguir, suprimimos todos os pensamentos a não ser um só, no qual buscamos nos concentrar diretamente. Este processo, que leva à mais alta consecução, consiste de três fases, Dharana, Dhyana e Samadhi, as quais são agrupadas sob o nome único de Samyama.

R. A A∴A∴ é uma organização cujos chefes obtiveram através de experiência pessoal o auge dessa ciência. Eles fundaram um sistema pelo qual qualquer pessoa persistente pode atingir a meta, e isto com uma rapidez e facilidade previamente impossíveis.

O grau preliminar de seu sistema é o de

ESTUDANTE.

Estudantes devem possuir os seguintes livros:

  1. The Equinox.
  2. 777.
  3. Konx Om Pax.
  4. Collected Works de A. Crowley; Tannhauser, A Espada da Canção, Tempo, Elêusis. 3 vols.
  5. Raja Yoga, de Swami Vivekananda.
  6. O Shiva Sanhita ou o Hathayoga Pradipika.
  7. O Tao Teh Ching e os Escritos de Chuang Tsu: S.B.E. XXXIX, XL.
  8. O Guia Espiritual, de Miguel de Molinos.
  9. Dogma e Ritual de Alta Magia, de Eliphas Lévi.
  10. A Goetia do Lemegeton do Rei Salomão.

Esses livros devem ser bem estudados em qualquer caso, em conjunto com a segunda parte – Magick – deste Livro 4. Darão aos interessados uma percepção básica do lado intelectual do sistema da A∴A∴.

Após três meses, o Estudante é examinado nestes livros, e se conhecimento que tem deles é considerado satisfatório, poderá se tornar um Probacionista, recebendo Liber LXI e o livro sagrado secreto, Liber LXV. O ponto importante desse passo é que o Probacionista obtém um Instrutor que o orientará em seu trabalho.

Qualquer pessoa, de qualquer sexo, raça, religião ou posição social, pode se candidatar à A∴A∴.

Ele pode escolher qualquer prática que ele preferir, mas em qualquer caso, deve manter um registro exato, de modo que ele possa descobrir a relação de causa e efeito em seu trabalho, e para que a A∴A∴ possa julgar seu progresso, e dirigir seus estudos posteriores.

Após um ano de probação, ele pode ser admitido como um Neófito da A∴A∴, e receber o livro sagrado secreto Liber VII.

Estas são as principais instruções de práticas que todo Probacionista deve completar:

Libri E, A, O, III, XXX, CLXXV, CC, CCVI e CMXIII.


Traduzido por Marcelo Ramos Motta (Frater Ever). Revisado por Frater ΑΥΜΓΝ.

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