A Ordem da Golden Dawn na A∴A∴
Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes
Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.
A Ordem da Golden Dawn na A∴A∴
Estudante
As portas para a nossa Santa Ordem estão abertas para praticamente qualquer um, mas um trabalho e estudo sério são necessários em todos os sentidos. O Estudante obtém conhecimento básico de “todos” os sistemas de consecução, e isso a partir das fontes que tornam isso possível a ele (que estejam ao alcance), mas é importante que o estudo seja detalhado e organizado/claro, de tal forma que o estudante possa compreender as relações e conexões destes sistemas e conceber quais desses o agradam e quais não.
É absolutamente necessário se familiarizar com a Lei de Thelema e com as obras de Mestre Therion. Há materiais e livros (já mencionados em nossos documentos) o suficiente e “organizações” o bastante que permitam estudar oportunamente.
Pode-se dizer que existem duas maneiras de entrar no Grau Probacionista – por convite e pelo vigor de seu próprio impulso. O que isso significa? Durante os estudos, os irmãos “mais antigos” podem perceber o estudante-aspirante como estando apto para a probação e assim chamá-lo, se ele quiser, a tomar o Juramento de Probacionista. A outra “versão” é quando o próprio aspirante se torna consciente de suas habilidades e determinação e se dá o juramento – isso pode ser com ou sem a presença de um Neófito – mas os “competentes” são informados e, posteriormente, “alguém” faz o papel de “superior”. O mesmo praticamente para cada Grau – mas está claro o que deve ser feito e quais consecuções devem ser alcançadas. De fato, não é muito importante que o superior sempre esteja presente fisicamente (opiniões sobre isso, é claro, variam), o aspirante está fazendo seu juramento – de si mesmo – para si mesmo – e é importante que ele o tome e o cumpra, e não que alguém “oficialmente” afirme isso.
Probacionista
A tarefa do Probacionista é praticamente completamente clara e simples (tal como consta em Liber Collegii Sancti): durante um ano realizar “práticas” regularmente e escrever regularmente em um diário, isto é, fazer anotações sobre isso (mas também sobre si) e, além disso, é necessário memorizar um capítulo de Liber LXV (– Para deixar bem claro!!! – isso não é necessário, nada é necessário ou obrigatório – mas não prestar atenção a este livro significa, pelo menos, que se é preguiçoso, e talvez estúpido? Essa também é uma das ordálias; se isso não pode ser dominado, o que poderia ser? OK – é importante estudar esse Liber, mas até você aprender de coração, você não vai perceber a majestade de cada uma de suas partes – para dizer o mínimo...)
“Cartas aos Probacionistas” é excelente, porque descreve brevemente o nosso método Mágico e Místico de trabalho e consecução. Depois de um ano, passa-se através de testes – na forma de um exame escrito ou oral (sobre as relações entre um Neófito e seu Probacionista e estudante eu escrevi anteriormente, em um pequeno texto que é praticamente um complemento a este – “Uma Carta a um Irmão sobre algumas coisas no Reino”).
Neófito
Inicialmente estuda ou passa ritualmente pelo Ritual Pyramidos (Liber Pyramidos). Uma vez que cada grau é “conectado” com uma sephirah da Árvore da Vida em particular, o Neófito deve obter o conhecimento e controle dos poderes do seu próprio ser – isso é familiarizar-se e controlar o “Nephesh” e pertence à Malkuth.
Para o Grau de Neófito há o “Sinal de Set lutando” e também corresponde ao elemento Terra. O Magista deve, através da assunção desta (e outra) Forma-Deus, abrir a consciência para as energias desta esfera – elemento – Divindade. Liber O dá instruções detalhadas sobre as técnicas do Ritual do Pentagrama e Hexagrama, através dos quais o aspirante é, no nível macrocósmico e microcósmico, conduzido à LVX; este Liber também ensina a “viagem na visão de espírito” que é essencial para o avanço (os Professores do Tibete deram instruções e explicações sobre que tipo de Yoga e/ou Magia, em que grau – através de quantas encarnações – leva à verdade – permanente – Iluminação – e entre tudo, as técnicas de projeção astral e ascensão nos planos e técnicas de Magia Sexual são apenas para iluminar o aspirante durante uma vida – isto não é importante por apontar no início, mas deve ficar claro que a nossa Ordem usa esses métodos completamente).
O estudo dos Quatro Poderes da Esfinge é de importância extraordinária por causa da interação com os poderes da Pirâmide (e isso é o que leva o Magista a lidar com o Mistério da Rosa e da Cruz no Grau de Zelator). Três caminhos levam de Malkuth para cima: Tau, Shin e Qoph. O caminho de Tau “abre” com a projeção astral, o caminho de Shin com a disciplina e contínuo trabalho e estudo, enquanto o caminho da Qoph abre com os métodos de divinação. No entanto, esta é uma explicação totalmente crua e é necessário se aprofundar mais nela.
Considerando que a nossa Santa Ordem insiste no treinamento individual, o indivíduo deve levar seu trabalho nessa direção, no entanto, trabalhar em grupo ajuda bastante. Não há uma aspiração a uniformidade e todos modelam suas armas e robes de acordo com a criatividade pessoal. O Pentáculo/Disco Mágico, ou seja, um esboço de disco que representa o entendimento do Universo no Grau de Neófito; as armas são descritas e explicadas no livro “Magick em Teoria e Prática”; a criação do Lámen também é recomendada, assim o aspirante já pode – no início do caminho – perceber sua Verdadeira Vontade e a natureza da Grande Obra para ele.
O nome divino de Malkuth é “Adonai Ha-Aretz”, o Anjo é Sandalphon, e a Palavra do Neófito é ..., cujo valor numérico é 93, e essa palavra é de absoluta importância para toda a Ordem e todo o Universo.
Um extenso estudo pode ser escrito sobre cada detalhe, mas deve ficar claro ao Neófito como, com base naquelas instruções simples de Liber Collegii Sancti, fazer o seu próprio caminho, e pedir ajuda ao superior somente em real necessidade. Apesar disso, o Superior já sabe como e quando aparecer para “ajudar”. No final dos seus oito meses (se ele se sentir pronto), o Neófito passa o teste e se ele completa satisfatoriamente, é permitido o seu avanço ao Grau Zelator. Vou parar por aqui agora, porque eu acho que isso é o bastante como uma pequena tagarelice e clarificação do que já é conhecido. Eu também acho que não há necessidade de escrever mais, porque o Zelator já é altamente capaz de conduzir seu próprio Trabalho de acordo tanto com as instruções dadas quanto com seu próprio impulso original. Todos são conduzidos/guiados por sua própria Luz. “Todo homem e toda mulher é uma estrela”.
(Conforme nossos documentos ensinam e aconselham, se for necessário eu escreverei novamente sobre a nossa Ordem – a A∴A∴ e seus princípios, com tanto entendimento quanto eu possua – porque o mistério é o inimigo da Verdade. Eu ainda estou observando zelo em serviço aos Neófitos, Estudantes e Probacionistas abaixo de mim, negando-me totalmente a seu favor).
Traduzido por Alan Willms