Mais Sobre a A∴A∴
Este artigo é um capítulo de Liber Zelotes
Liber “Zelotes” faz parte da trilogia com Liber “Adeptus” e Liber “Magistri”. “Zelotes” no geral descreve o significado e as práticas da A∴A∴, “Adeptus” trata da “Ordo Thelema”, e “Magistri” é uma coletânea dos Livros Sagrados de Thelema com comentários.
Mais Sobre a A∴A∴
Nos seguintes livros as coisas mais básicas sobre nossa Ordem são dadas: Um Relato da A∴A∴; Liber Libræ; Sumário das Instruções Oficiais da A∴A∴ (resumo dos conteúdos); Uma Estrela à Vista e Liber Collegii Sancti. Há, naturalmente, uma pilha de livros e materiais indicados para estudo, seja por Mestre Therion, ou por algum dos Irmãos e Irmãs.
Os cinco livros mencionados são o bastante para o aspirante abrir caminho. No entanto, pela persuasão de um dos meus Irmãos, eu decidi escrever algo mais sobre a nossa ordem – em suma.
Uma coisa é clara: a “hierarquia” e sistema de trabalho baseiam-se no “esquema” da Árvore da Vida hebraica, e, portanto, familiarizar-se com isso é essencial para trilhar-se o caminho na Ordem – se não, ao menos ter afinidade (é perfeitamente normal que haja Irmãos e Irmãs que estejam na A∴A∴, mas não tenham passado por esse tipo de “treinamento”). O estudo da Cabala então culmina no Grau de Practicus (3°=8□), onde um conhecimento extraordinário do sistema deve ser alcançado, para que possa ser levado à “perfeição” no Grau de Adeptus Exemptus (7°=4□) – assim, o conhecimento pode mais tarde ser transcendido e pode passar ao Verdadeiro Entendimento (8°=3□). Além de conhecimento teórico, experiência prática é importante.
Os objetivos da A∴A∴ podem ser reduzidos a estes:
- Auxiliar a iniciação do indivíduo.
- Manter a forma de constituição social (sociedade) em que a aventura da iniciação é acessível (para aproximar-se da iniciação).
- Trabalho em executar a fórmula do Novo Æon.
A “Ordem Externa” – a “Golden Dawn” prepara o aspirante de maneira abrangente para que ele, como um Templo do Espírito, seja assim preparado para despertar em si a LVX – a “preparação” exige lidar com todas as partes do ser (físico, astral, mental – e mais, ou menos, espiritual), para conhecer seu “eu” pela maestria, isto é, pelo controle daqueles poderes naturais e atributos de seu ser.
- O “Probacionista” (0°=0□) é introduzido a Liber LXV, que descreve o relacionamento e conhecimento e conversação de um Adepto com o seu Anjo Guardião – esta é a primeira iniciação “real” – e todo o trabalho da Ordem Externa é dirigido a isso.
- O “Neófito” (1°=10□) lida com Liber VII, que descreve a consecução do Grau de Magister Templi – pois a segunda iniciação "real" é a travessia do Abismo.
- O “Zelator” (2°=9□) lida com o Liber AL vel Legis que promulga a Lei de Thelema.
Na ordem externa, existem dois rituais “oficiais” de Iniciação, a saber: Liber Pyramidos – para a entrada no Grau de Neófito, e o Ritual da Passagem pelo Tuat – para o Grau de Zelator e o qual ao mesmo tempo, representa a iniciação na O∴T∴ (“Ordo Thelema”).
Na verdade, seja lá o que for estudado e praticado, há dois “detalhes” que importam – o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião e a travessia do Abismo. Todo aspirante também pode ter seus próprios métodos, práticas e iniciações que “diferem” daquelas mencionadas aqui – mas que obviamente e inevitavelmente conduzem às realizações adequadas.
O Santo Sigilo da A∴A∴ consiste de um heptagrama em cujos braços triangulares está escrito o nome BABALON – é melhor se familiarizar com isso pelo Liber 418; “os sete setes” – podem ser explorados por um cabalista bom e diligente; e o símbolo no meio é a “Yoni”, isto é, a “Kteis”, pois o selo da A∴A∴ é uma imagem de Binah e, portanto, um símbolo completamente feminino. “Os Irmãos da A∴A∴ são Mulheres: os Aspirantes à A∴A∴ são Homens”. A∴A∴ representa Astrum Argentum ou Αστερ Αργοσ – Estrela de Prata.
Traduzido por Alan Willms