“Devido à tensão desnecessária lançada sobre os Neófitos por pessoas despreparadas totalmente ignorantes do básico” Crowley anuncia o Período de Estudante no The Equinox (Vol. I – No. VII) em 1912. Essa nota foi seguida por outra seis meses depois no Número VIII. As duas são idênticas, exceto que na segunda lista há dois títulos adicionais: o Tao Te Ching e os escritos de Chuang Tsu. Uma terceira versão apareceu alguns meses depois no Livro 4. Aqui a Bibliografia do Estudante aparece em uma seção chamada “Sumário”, seguindo um diálogo fictício em que Crowley dá uma explicação sobre como é possível “produzir gênios” pelo sistema da A∴A∴. Esta versão que é mais comumente reproduzida, e aquela que eu acho mais interessante (os motivos para isso eu discuto em meu artigo Notas Sobre a Bibliografia Original do Estudante – também publicado aqui). Por fim o exame em si era de “livro aberto” e o Estudante recebia um tempo considerável para respondê-lo.
O Estudante também deveria notar que Crowley observa que o conhecimento completo destes assuntos, em um nível intelectual, é equivalente aquele de um 7○=4□ – o Grau de Adeptus Exemptus da A∴A∴ – o que claramente estabelece que o currículo do Estudante vai muito além do escopo deste estágio preliminar, o que sugere que o estudo contínuo destes livros o beneficiará muito além deste estágio do trabalho.
Este exemplo final é de 1945 e é a última versão que conheço. Ele foi escrito à mão por Crowley e aplicado a Kenneth Grant no começo de dezembro, apenas dois anos antes de sua morte. Este exame diverge significativamente de todos os outros exemplos, no entanto representa a posição de Crowley em um ponto mais recente de sua vida. Embora haja menos questões, e algumas muito fáceis, eme geral ele requer o mesmo nível de erudição que era preciso para completar o exame original.
“Amor é a lei, amor sob vontade”
Manuscrito do Teste Entregue a Grant, 1945
Traduzido por Alan Willms. Foto ilustrativa de Unseen Studio no Unsplash.