Ritual do Grau 0=0 de Neófito

Este artigo é um capítulo de O Templo do Rei Salomão

Um resumo da primeira cerimônia de admissão da antiga Golden Dawn.

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Ritual do Grau 0=0 de Neófito

Como o Ritual do Grau de Neófito é, talvez com a exceção do Ritual do Grau de Adeptus Minor, o mais importante de todos os Rituais da A∴ D∴, será necessário que nos envolvamos completamente nele, para que o leitor possa de alguma forma iniciar a si mesmo.

Mas o caminho deve ser indicado, de maneira clara, para que o peregrino não pegue, no início de sua jornada mística, um desvio errado, um daqueles muitos desvios que logo no início levam tantas pessoas às terras lúgubres e sombrias do medo e da dúvida.

A descrição a seguir do Templo e dos Oficiais no Grau de 0=0 foi tirada de um dos livros oficiais da A∴ D∴ chamado de Z.1, e é a seguinte:

O Templo

“O Templo conforme disposto no Grau 0=0 de Neófito na ordem da A∴ D∴ na Externa é disposto contemplando o יה de יהוה (Y.H.V.H.) em Malkuth de Assiah. Ou seja, que assim como י e ה respondem às Sephiroth de Chokmah e Binah na Árvore[1], a Aba e Aima[2], por cujo conhecimento o de Kether possa ser alcançado; assim também, que os ritos sagrados do Templo possam gradualmente elevar o Neófito ao conhecimento de seu Self Superior[3].

“Como as outras Sephiroth, Malkuth também tem suas Sephiroth e caminhos subsidiários[4]. Destas dez Sephiroth, o Templo, conforme disposto no 0=0 do Neófito, inclui apenas as quatro Sephiroth inferiores na Árvore da Vida, a saber: Malkuth, Yesod, Hod e Netzach, e o lado externo de Paroketh[5], este último formando o Oriente do Templo”.


Diagrama 3. Disposição do Templo no Ritual de 0=0

O plano do Templo conforme disposto neste grau é mostrado no diagrama adjacente; nele será visto que há duas colunas ou obeliscos. Estas duas colunas, que estão respectivamente em Netzach e Hod, precisam de uma explicação cuidadosa.

Elas representam a Misericórdia e a Severidade, sendo a primeiro branca e em Netzach, a segundo preta e em Hod. Suas bases são cúbicas e pretas para representar o Elemento Terra em Malkuth; as colunas são respectivamente brancas e pretas para manifestar o eterno Equilíbrio das Escalas da Balança da Justiça. Sobre elas, deve ser representado em cores alternadas qualquer desenho egípcio apropriado, emblemático da alma. Os capitéis tetraédricos escarlates representam o fogo do Teste e da Provação, e entre o Equilíbrio está o pórtico da Região Imensurável.

As luzes gêmeas que brilham nos cumes são os “Declaradores da Verdade Eterna”.

As colunas realmente são obeliscos com capitéis tetraédricos ligeiramente achatados nos vértices de modo a suportarem cada um uma lamparina.

Na parte oriental de Malkuth, em seu ponto de junção com o caminho de ת, é colocado o altar na forma de um cubo duplo. Sua cor é preta para representar para o Neófito a cor de Malkuth; mas para o adepto estão escondidas na escuridão as quatro cores da Terra, em suas posições apropriadas nas laterais. A base por si só é totalmente preta; enquanto o topo será de uma brancura brilhante, embora invisível ao olho material.


Diagrama 4: O Símbolo do Altar no Ritual de 0=0

“Os símbolos sobre o altar representam as forças e manifestações da Luz Divina concentradas no triângulo branco das Três Supernas. Portanto, sobre este símbolo sagrado e sublime é prestado o juramento do Neófito como se as chamasse para testemunhar as operações da Luz Divina. A cruz vermelha de Tiphereth que representa o 5=6 é colocada acima do triângulo branco; não como se o dominasse, mas como se o trouxesse para baixo e manifestasse-o para a Ordem Externa: como se o Crucificado, tendo levantado o símbolo do Auto Sacrifício, tivesse assim tocado e posto em ação na matéria a Tríade Divina da Luz.

“Ao redor da cruz estão os símbolos das quatro letras do Tetragrammaton, o ש de Yeheshua estando apenas implícito e não expresso na Externa. E estes são dispostos de acordo com os ventos[6].”

A porta deve estar situada atrás e a oeste do Trono do Hiereus; é chamado de “O Portão dos Declarantes do Julgamento” e sua forma simbólica é a de uma porta estreita e reta entre dois poderosos pilones.

Os Três Chefes

No Oriente do Templo, antes de Paroketh, sentam os três Chefes que governam e regem todas as coisas e são os vice-reis no Templo da Segunda Ordem além. Ali eles são os reflexos dos Graus de 7=4, 6=5 e 5=6, e não fazem parte e nem são compreendidos pela Ordem Externa. Eles representam, por assim dizer, Divindades Veladas, e seus assentos estão diante do véu (Paroketh) que é dividido em duas partes no ponto de abertura, como se respondesse aos véus de Ísis e Néftis, impenetráveis exceto para o iniciado.

O Imperātor governa, porque em Netzach – que é o grau mais alto da Primeira Ordem – o fogo reflete Geburah.

O Præmonstrātor é o segundo, porque em Hod a água reflete Chesed.

O Cancellārius é o terceiro, porque em Yesod o ar reflete Tiphereth.

Mas em cada Templo esses três chefes são coeternos e coiguais, assim figurando a Tríade na Unidade, mas suas funções são diferentes:

O Imperātor comanda.

O Præmonstrātor instrui.

O Cancellārius registra.

“Assim como o Fogo Flamejante subjuga, e as Águas paradas refletem todas as imagens, e o Ar errante recebe o som.”

Pode-se dizer que a síntese dos Três Chefes está na forma de Thoth que vem de detrás do véu.

No entanto, o Imperātor também pode se referir à Deusa Néftis por conta de seu relacionamento a Geburah. O Præmonstrātor a Isis por Chesed. E o Cancellārius a Thoth por sua posição como registrador.

Sobre as Estações dos Invisíveis.
Os Deuses dos Elementos

Suas estações estão nos quatro pontos cardeais do Salão de fora, como guardiões invisíveis dos limites do templo: e são posicionados de acordo com os ventos, a saber: atrás das estações do Hierofante, Dadouchos, Hiereus e Stolistes.

Entre eles estão colocados os postos dos quatro vice gerentes dos Elementos; e eles estão situados nos quatro cantos do Templo, nos lugares marcados pelos quatro rios do Éden na Patente[7], que mais tarde representa o próprio Templo; dos quais os guardiões são os Kerubim, e os vice gerentes nos palácios dos governantes são Ameshet no N.E., Thoumathph no S.E., Ahephi ou Ahapshi no S.O., Kabetznuph no N.O.

Do Lugar da Tríade Maligna

Este é o lugar de Yesod, é chamado de Lugar do Maligno, do Assassino de Osíris. Ele é o Tentador, Acusador e Castigador dos Irmãos. Portanto, ele é frequentemente representado no Egito com a cabeça de um Dragão d’água, o corpo de um Leão ou Leopardo e os quartos traseiros de um Cavalo d’água. Ele é o administrador da Tríade Maligna, da qual os membros são:

  • Apophrasz. O Dragão Inclinado.
  • Satanás-Tifão. O Assassino de Osíris.
  • Besz. O poder brutal de força demoníaca.

Do Lugar de Harpócrates

A próxima estação invisível está no caminho de ס entre o lugar de Thmaist e aquele da Tríade Maligna: e é o lugar do Senhor do Silêncio com trono de Lótus, aquele Grande Deus Harpócrates, o irmão mais novo de Hórus.

De Isis e Néftis

As estações são os lugares das Colunas em Netzach e Hod respectivamente; portanto, essas grandes deusas não são mostradas de outra forma neste grau, exceto em conexão com o Præmonstrātor e o Imperātor.

De Arouerist

Seu lugar secreto é a última das estações invisíveis e ele permanece com o Hierofante como se o representasse para a Ordem Externa. Pois enquanto o Hierofante é 5=6, ele é mostrado apenas como um Senhor dos Caminhos no Portal da Cripta. Assim, quando ele se move de seu lugar no trono do Oriente, o assento de Aeshuri, ele não é mais Osíris, mas Arouerist. E a estação invisível de Arouerist pode, portanto, ser considerada a do past-Hierofante[8].

Os Oficiais e as Estações dos Oficiais

O Hierofante. O lugar do Hierofante é no leste do Templo no lado externo de Paroketh para governar o templo sob a presidência dos Chefes. Ele ocupa o lugar do Senhor do Caminho, atuando como indutor nos mistérios sagrados. Seus símbolos e insígnias são:


Diagrama 5: O Estandarte do Oriente.


Diagrama 6: O Lāmen do Hierofante.

O trono do Oriente no caminho de ס do lado de fora do Véu. O manto vermelho-fogo brilhante; o cetro com ponta de Coroa; o Estandarte do Oriente; o Grande Lāmen.

“Expositor dos Mistérios Sagrados” é o nome do Hierofante: e ele é Aeshuri-st, “O Osíris no Mundo Inferior”.

O Hiereus. A estação do Hiereus está no extremo oeste do Templo, no ponto mais baixo de Malkuth, e na parte negra dela, representando um Deus terrível e vingador nos confins da Matéria, nas fronteiras com as Qliphoth. Ele está entronado sobre a Matéria e vestido em Trevas; e ao redor de seus pés estão o trovão e o relâmpago, cujas forças são simbolizadas pelo impacto dos caminhos de ש e ק (Fogo, Peixes), terminando respectivamente nos quadrantes castanho-avermelhado e verde-oliva de Malkuth. Lá, portanto, ele é posto como um poderoso e vingador guardião dos Mistérios Sagrados. Seus símbolos e insígnias são:

O trono do Ocidente nos limites de Malkuth; o manto de Trevas; a espada; o Estandarte do Ocidente; o Lāmen.

“Vingador dos Deuses” é o nome do Hiereus, e ele é “Hórus na Cidade da Cegueira” e da ignorância para com o Superior.


Diagrama 7: O Estandarte do Ocidente.


Diagrama 8: O Lāmen do Hiereus.

O Hegemon. O lugar do Hegemon fica entre os dois pilares, cujas bases estão em Netzach e Hod na intersecção dos caminhos de פ e ס no portal simbólico da Ciência Oculta: por assim dizer na haste da Balança no equilíbrio das Escalas da Justiça, no ponto de intersecção do caminho recíproco mais baixo com o de ס, que faz parte da Coluna do Meio, sendo aí colocado como guardião do umbral de Entrada, e o preparador dos caminhos para o que ali adentra. Portanto, é o Reconciliador entre a Luz e as Trevas, e o Mediador entre as estações do Hierofante e do Hiereus. Seus símbolos e insígnias são:

O manto de pura Brancura; o cetro com ponta de Mitra; o Lāmen.


Diagrama 9: O Lāmen do Hegemon.

“Diante da face dos Deuses no lugar do Limiar” é o nome do Hegemon; e ele é a Deusa Thmaist, de forma dual, como Thmais[9] e Thmait[10].

O Kerux. O Kerux é a principal forma de Anúbis. O Sentinela sendo a forma subsidiária. O Kerux é o Anúbis do Oriente, enquanto o Sentinela é o Anúbis do Ocidente.

O Kerux é o arauto, o guardião e observador dentro do Templo; enquanto o Sentinela é o observador externo. Portanto, sua função é a disposição adequada dos móveis do Templo. Suas insígnias peculiares do cargo são o lampião vermelho e a varinha[11].

“Vigilante dos Deuses” é seu nome, e ele é Anúbis, o arauto diante deles.

O Stolistes. A estação do Stolistes fica no meio da parte Norte do Salão; do lado de fora e a Noroeste do Pilar Negro. Ele toma conta das vestes e insígnias do Templo. Sua insígnia peculiar é a Taça.


Diagrama 10: A Taça do Stolistes.

“A Deusa na Escala da Balança no Pilar Negro” é o nome do Stolistes; e ele é Auramooth, ou a Luz que brilha através das águas sobre a Terra.

O Dadouchos. A estação do Dadouchos fica no meio da parte sul do Salão e a sudoeste do Pilar Branco. Ele está encarregado das luzes, do fogo e do incenso do Templo. Seu estandarte é a Suástica[12]. *

“Deusa da Escala da Balança no Pilar Branco” é o nome do Dadouchos, e ele é Thoum-aesh-neith, ou Perfeição pelo Fogo que se manifesta sobre a Terra.

O Grau de Neófito

A Abertura

Com os Oficiais e membros reunidos, o Kerux segue até o lado direito do Hierofante e, de frente para o Ocidente, levanta sua varinha, como símbolo do raio de Luz Divina do Triângulo branco das Três Supernas, e brada: “Hekas, Hekas, Este, Bebeloi[13]!” para advertir aos maus e não iniciados a retirarem-se para que o Triângulo possa ser formulado sobre o Altar.

O Hierofante então convoca todos os presentes para ajudá-lo a abrir o Salão dos Neófitos, e pede aos Kerux que verifique se o Salão está devidamente guardado.

Então os Fratres e Sorores da Ordem dão o sinal do Neófito. Após isso, o Hiereus explica que os nomes dos três principais oficiais começam com “a letra do alento”, H, mas que no nome Osíris, o H é silencioso e está oculto, como se estivesse envolto em O. No nome Hórus está manifestado e é aspirado violentamente; enquanto no nome Themis é em parte um e em parte o outro.

Tendo explicado o significado da letra H, o Hiereus recapitula as posições e deveres dos oficiais, afirmando assim ocultamente o estabelecimento do templo para que a Luz Divina possa brilhar nas Trevas.

Ao explicar sua própria posição, o Hierofante diz:

“Meu lugar é no trono do Oriente, que simboliza o nascer do Sol da Vida e da Luz. Meu dever é reger e governar este salão de acordo com as leis da Ordem. A cor vermelha do meu manto simboliza a Luz: minhas insígnias são o cetro e o Estandarte do Oriente, que significam Poder e Luz, Misericórdia e Sabedoria: e meu ofício é o de Expositor dos Mistérios”.

Segue-se a purificação do Salão e dos membros pela água e pelo fogo, após a qual o Hierofante ordena que a Circum-ambulação Mística ocorra no Caminho da Luz.

Então a procissão de oficiais e membros é formada no Norte, em prontidão para a Circum-ambulação Mística no Caminho da Luz. Forma-se no Norte a partir da estação dos Stolistes, símbolo das águas da criação atraindo o Espírito Divino e, portanto, aludindo à criação do mundo. Já a “Circum-ambulação Reversa” tem sua origem na estação dos Dadouchos, símbolo do fim do mundo e de seu julgamento pelo fogo.

Mas a Circum-ambulação também começa com os Caminhos ש e ר, como se acionasse o fogo solar; enquanto a reversa começa pelos de ק e צ, como se estivessem trazendo o refluxo aquoso em ação.

Esta é a Ordem da Circum-ambulação; primeiro vem Anúbis, o vigia dos Deuses; em seguida Themis, a Deusa do Salão da Verdade; então Hórus; em seguida, os demais membros por ordem de precedência; e por último, a Deusa das Escalas da Balança, como se girasse uma grande roda, como se diz:

“Uma roda sobre a Terra ao lado dos Kerubs”. E também observe o Rashith ha-Gilgalim[14].

Desta roda, o lado ascendente começa abaixo do pilar de Néftis, e o lado descendente, abaixo do pilar de Ísis, mas na “Circum-ambulação Reversa” é ao contrário. E o cubo ou eixo da roda será sobre a estação invisível de Harpócrates; como se aquele Deus estivesse ali com o sinal do Silêncio, e afirmasse a ocultação daquele único átomo central da roda, que não gira.

O objetivo da Circum-ambulação Mística é atrair e fazer conexão entre a Luz Divina acima e o Templo, e, portanto, o Hierofante deixa seu trono para tomar parte nela, mas permanece lá para atrair por seu cetro a Luz de além dos Véus.

Cada membro, ao passar pelo Trono do Oriente, dá o sinal do entrante, projetando adiante a luz que vem do cetro do Hierofante.

“Mas Hórus passa apenas uma vez, pois ele é o filho de Osíris, e herda a Luz, por assim dizer por direito de primogenitura dele; portanto, ele vai imediatamente para a estação do Hiereus para fixar a luz lá. O Hegemon, a Deusa da Verdade, passa duas vezes porque sua regência é a do Equilíbrio das duas Escalas, e ela se retira para sua posição ali para completar o refluxo do Pilar do Meio. Mas Anúbis do Oriente e os outros circum-ambulam três vezes como se afirmassem a conclusão da reflexão do aperfeiçoamento do Triângulo branco no Altar”[15].

Terminada a circum-ambulação, os membros e demais oficiais permanecem de pé enquanto o Hierofante repete a Adoração:

“Santo és Tu, Senhor do Universo! Santo és Tu, que a Natureza não formou! Santo és Tu, Vasto e Poderoso! Senhor da Luz e das Trevas!”

(A cada uma dessas frases, todos se curvam e dão o sinal, os oficiais levantando seus estandartes, cetros, espada e varinha para o alto, e então os baixam em saudação.)

O Hierofante então ordena ao Kerux que declare o Salão dos Neófitos aberto por ele, o que ele faz com as seguintes palavras:

“Em nome do Senhor do Universo, declaro que o Sol nasceu e que a Luz brilha nas Trevas”.

Após o qual, os três oficiais principais repetem as palavras místicas:

“Khabs Am Pekht!” “Konx Om Pax!” “Luz em Extensão!”

A Abertura então está terminada, e a próxima cerimônia é: a Admissão[16].

«A Admissão»

O Candidato está esperando do lado de fora do Portal, sob os cuidados do Sentinela, o “Vigilante Externo”, isto é, sob os cuidados da forma de Anúbis do Oeste.

O Hierofante informa aos membros reunidos que ele possui uma dispensa dos grandemente honrados chefes da Segunda Ordem, com o propósito de começar o processo de iniciação que finalmente levará o Candidato ao conhecimento de seu Self Superior. Mas primeiro ele é admitido ao Grau de Neófito que não tem número, ocultando o início de Todas-as-Coisas sob o simulacro de Coisa-Nenhuma.

Consequentemente, o Hegemon, que é o representante dos Deuses da Verdade e da Justiça, é enviado para supervisionar a preparação, simbolizando assim que é o Prolocutor do Equilíbrio quem deve administrar o processo de iniciação pelo começo do Equilíbrio das forças no próprio Candidato, pelos símbolos da Retidão e do Autocontrole. Mas é o sentinela quem realmente prepara o Candidato; cujo corpo está agora cercado por uma corda tripla para demonstrar a restrição exercida pelos poderes da Natureza; e é tripla para demonstrar o Triângulo branco das Três Supernas. Seus olhos também estão vendados, simbolizando que a Luz do mundo natural é apenas escuridão comparada com o brilho da Luz Divina.

O Ritual então continua:

Hegemon: “Criança da Terra! levanta-te e entra no Caminho das Trevas!”

Então o Hierofante dá sua permissão, ordenando aos Stolistes e ao Dadouchos que ajudem o Kerux na recepção; mas o Kerux barra o caminho dizendo:

“Criança da Terra! impura e não consagrada! Não podes entrar em nosso Salão Sagrado”.

Então o Stolistes purifica o Candidato pela Água, e o Dadouchos o consagra pelo Fogo.

Então o Hierofante fala: ele o faz não como se para uma assembleia de mortais, mas como um Deus diante da assembleia dos Deuses. “E que sua voz seja dirigida de tal maneira que rola pelo Universo até os confins do Espaço, e que o Candidato lhe represente um mundo que ele está começando a levar ao conhecimento de seu anjo governante. Como está escrito: ‘O relâmpago ilumina a partir do Oriente e flameja até o Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem’!”

Durante a cerimônia, o Candidato é tratado como “criança da Terra” como representante da natureza terrena e material do homem natural: aquele que vem das trevas de Malkuth para se esforçar para recuperar o conhecimento da Luz. Por isso é que o caminho do iniciado é chamado de Caminho das Trevas; pois é apenas escuridão e loucura para o homem natural.

O Hierofante, dando sua permissão ao Kerux para admitir o Candidato, sela o Candidato com um mote como um novo nome. Este mote não é um nome dado ao corpo do homem exterior, mas um significador oculto da aspiração de sua alma.

“Em afirmação deste mote, agora Osíris envia as Deusas das Escalas da Balança para batizar o aspirante com água e com fogo. Assim como está escrito: ‘A menos que um homem nasça da água e do espírito: jamais entrará no Reino dos Céus’.”

O Kerux, no entanto, imediatamente bloqueia o caminho, pois o Candidato ainda não está purificado. Então as Deusas das Escalas o purificam e o consagram. Esta é a primeira consagração. “Mas assim como existem quatro pilares nas extremidades de uma esfera quando as dez Sephiroth são projetadas nela, também existem quatro consagrações separadas do Candidato”.

A recepção e consagração ocorrem na porção negra de Malkuth; quando termina, o Candidato é conduzido ao pé do altar, a porção citrina de Malkuth, e a parte que recebe o impacto do Pilar do Meio.

O Hierofante então diz ao Candidato: “Criança da Terra! por que vieste pedir admissão a esta Ordem?"

O Hegemon responde pelo Candidato: “Minha alma está vagando nas Trevas buscando a luz do Conhecimento Oculto, e acredito que nesta Ordem o Conhecimento dessa Luz pode ser obtido”.

Então o Hierofante pergunta ao Candidato se ele está disposto “na presença desta assembleia a prestar o grande e solene juramento de manter inviolados os segredos e mistérios de nossa Ordem?”

Ao que o próprio Candidato responde: “Estou”.

O Hierofante agora avança até entre os Pilares como se assim afirmasse que o Julgamento está concluído: “E ele avança pela estação invisível de Harpócrates até a da Tríade Maligna; de modo que como Arouerist[17] ele se posiciona sobre o Opositor”. Assim, ele vem até o Leste do Altar, interpondo-se entre o lugar da Tríade Maligna e o do Candidato. Ao mesmo tempo, o Hiereus avança à esquerda do Candidato, e o Hegemon fica à sua direita, como se formulassem ao redor dele o símbolo da Tríade, antes que ele possa colocar sua mão direita no centro do Triângulo Branco das Três Supernas no Altar. E ele primeiro se ajoelha em adoração a esse símbolo, como se o homem natural abnegasse sua vontade diante da Consciência Divina.

Agora o Hierofante ordena ao Candidato que se ajoelhe (no meio da tríade de Arouerist, Hórus e Themis), coloque sua mão esquerda na do iniciador, e sua mão direita sobre o triângulo branco como símbolo de sua aspiração ativa em direção à sua Alma Superior. O Candidato então inclina a cabeça, e o Hierofante dá uma batida com seu cetro; afirmando que o símbolo de submissão ao Superior está agora completo.

Só nesse momento surge a colossal imagem de Thoth[18].  Metatron cessa o sinal do entrante: e dá em vez disso o sinal do silêncio: permitindo a primeira descida real do Gênio do Candidato, que desce à estação invisível de Harpócrates como testemunha do juramento.

Todos então se levantam e o Candidato repete o Juramento após o Hierofante. Nele, ele se compromete a manter em segredo a Ordem, seu nome e os nomes dos membros, bem como os procedimentos que ocorrem em suas reuniões. Manter uma relação amável e benevolente com todos os Fratres e Sorores da Ordem. Prosseguir com zelo e estudar as ciências oculta etc. etc. Ele então jura observar o acima exposto sob a terrível penalidade de se submeter “a uma corrente de vontade mortal e hostil posta em movimento pelos chefes da Ordem, pela qual eu cairia morto ou paralisado sem arma visível, como se fosse atingido pelo relâmpago[19]! [Aqui o Hiereus de repente aplica a espada]. Assim me ajudem, SENHOR DO UNIVERSO e minha própria Alma Superior”.

Conforme o Candidato afirma sua própria penalidade se ele provar ser um traidor da Ordem, a tríade maligna se levanta em ameaça, e o vingador dos Deuses, Hórus, coloca a lâmina de sua espada no ponto de junção de Daath (isto é, do cérebro com a coluna vertebral) afirmando assim o poder da Vida e da Morte sobre o corpo natural: e a Forma do Self Superior avança e põe sua mão sobre a cabeça do Candidato pela primeira vez, com as palavras: “Assim me ajudem, Senhor do Universo e minha própria Alma Superior”. E esta é a primeira afirmação do elo entre eles. Então, depois que esta conexão é estabelecida, o Hierofante levanta o Candidato de pé com as seguintes palavras:

“Levanta-te, recém-admitido Neófito no Grau 0=0 da Ordem da A∴ D∴ na Externa. Coloque o Candidato na parte mais ao Norte do Salão, o local da maior Escuridão simbólica”.

Então o Candidato é colocado no Norte, o lugar da maior Escuridão simbólica, a estação invisível de Taaur, o Touro da Terra. Mas aí habita Ahapshi, o salvador da Matéria, Osíris no Signo da Primavera. Que assim como a terra emerge da Escuridão e da Esterilidade do Inverno, assim também o candidato pode afirmar o início de sua emancipação da escuridão da ignorância.

O Hierofante e Hiereus retornam aos seus tronos, portanto, não é o Arouerist, mas o próprio Osíris que se dirige ao Candidato nas palavras:

“A voz de minha Alma Superior me disse: deixa-me entrar no caminho das Trevas, assim porventura obterei a Luz; eu sou o único Ser no Abismo das Trevas: das Trevas eu parti antes de meu nascimento, do silêncio de um sono primordial! E a Voz das Eras respondeu à minha alma: eu sou aquele que formula nas Trevas, mas que as Trevas não abrangem”.

E isso é para confirmar o vínculo estabelecido entre o Neschamah e o Gênio, comunicando a concepção dele ao Ruach. Assim, portanto, Osíris fala no Caráter da Alma Superior, cuja forma simbólica está agora entre os pilares diante dele.

Então a Segunda Circum-ambulação ocorre no Caminho das Trevas, a Luz simbólica da Ciência Oculta liderando o caminho. Esta luz do Kerux é para mostrar que a alma Superior não é a única Luz Divina, mas sim uma centelha da Chama Infinita.

Depois do Kerux vem o Hegemon, o intérprete do Self Superior, conduzindo o Candidato, depois o Stolistes e o Dadouchos. Eles circulam ao redor do templo uma vez em procissão solene: é o fundamento na Escuridão do ângulo de Binah de todo o Triângulo da Luz Inefável. O Hierofante bate uma vez e depois passa por ele, e o Hiereus faz o mesmo, como as afirmações da Misericórdia e da Vingança, respectivamente. Uma segunda vez eles passam pelo Hierofante afirmando o início da formulação do ângulo de Chokmah.

Então o Kerux barra a passagem do Candidato para o Ocidente, dizendo:

“Criança da Terra! impura e não consagrada! Não podes entrar no Caminho do Ocidente!”

Indicando assim que o homem natural não pode sequer obter a compreensão do Filho de Osíris, exceto por purificação e equilíbrio.

Então o Candidato é purificado com água e consagrado pelo fogo; após os quais ele tem permissão para se aproximar do Lugar do Crepúsculo dos Deuses. E só agora a venda é abaixada por um momento para obter um vislumbre do Além.

Então o Hiereus o desafia da seguinte forma:

"Não podes passar por mim, diz o Guardião do Oeste, a menos que possas dizer meu Nome”.

Este desafio representa o conhecimento da Fórmula; e que sem a Fórmula de Hórus formulada no Candidato, a de Osíris não pode ser compreendida.

Para o Candidato isso parece a ira de Deus; pois ele ainda não consegue compreender que antes que a Suavidade possa ser exercida corretamente, as Forças da Severidade e da Misericórdia devem ser conhecidas e exercidas.

Portanto, o Hegemon responde por ele:

“Escuridão é o teu Nome! Tu és o Grandioso do Caminho das Sombras”.

O Hegemon então de repente levanta a venda, e o Candidato vê diante dele de pé nos degraus do trono o Hiereus com a espada apontada para seu Peito.

Abaixando lentamente a lâmina, o Hiereus diz:

“Criança da Terra, o medo é fracasso: sê tu, portanto, sem medo! pois no coração do covarde a Virtude não habita! Tu me conheceste, então passe adiante!”

Então o Candidato é vendado novamente.

Então o Kerux novamente barra seu caminho, dizendo:

“Criança da Terra! impura e não consagrada! Não podes entrar no Caminho do Oriente!”

Este Bloqueio do Caminho é uma extensão do significado do bloqueio anterior e o início da formulação do Ângulo de Kether.

Mais uma vez o Candidato é purificado com água e consagrado pelo fogo; e a venda é abaixada para dar um vislumbre da Luz fracamente vista através da Escuridão, mas anunciando uma Glória que está no Além.

O Hierofante, abaixando lentamente seu cetro, diz:

“Criança da Terra! lembre-se de que a Força Desequilibrada é maligna. A Misericórdia Desequilibrada é apenas fraqueza: a Severidade Desequilibrada é apenas opressão. Tu me conheceste; passe para o Altar Cúbico do Universo”.

Formulando assim a Força do Pilar Central Oculto. O Hierofante então deixa seu trono e vai até entre os pilares, parando na estação de Harpócrates, o lugar da Tríade Maligna, ou no Leste do Altar. O Hiereus fica à esquerda do Candidato, e o Hegemon à sua direita. Completando assim novamente a formulação da Tríade das Três Supernas.

O Hierofante e o Hiereus podem segurar seus estandartes; de qualquer forma, isso será feito astralmente; e o Self Superior do Candidato será formulado mais uma vez na estação Invisível de Harpócrates.

Então o Hierofante diz:

“Que o Candidato se ajoelhe, enquanto eu invoco o SENHOR DO UNIVERSO!”

Depois que a oração foi solenemente repetida, o Hierofante diz: “Que o Candidato se levante”[20], e depois:

“Criança da Terra! Por muito tempo habitaste nas Trevas! Saia da Noite e busque o dia”.

Então somente com as palavras “Que o Candidato se levante” a venda é definitivamente removida. O Hierofante, Hiereus e Hegemon juntam seus cetros e espadas acima da cabeça do Candidato, formulando assim a Tríade Superna, e afirmam que o recebem na Ordem da Aurora Dourada, nas palavras:

“Frater XYZ, nós te recebemos na Ordem da Aurora Dourada!”

Então eles recitam as palavras místicas, “KHABS AM PEKHT”, selando a corrente da Luz Flamejante.

Mas a Alma Superior permanece na Estação Invisível de Harpócrates, e para a Visão do Espírito, neste ponto, deve haver um brilhante Triângulo branco formulado acima da testa do Candidato e tocando-o, o símbolo do Triângulo branco das Três Supernas.

O Hierofante agora chama o Kerux e, voltando-se para o Candidato, diz-lhe:

“Em todas as suas andanças pela escuridão, a lâmpada do Kerux seguia adiante de você, embora você não a visse! É o símbolo da Luz Escondida da Ciência Oculta”.

Aqui representa para ele uma vaga formulação de seu ideal, que ele não pode compreender nem analisar. No entanto, esta Luz não é o símbolo de seu próprio Self Superior, mas sim um raio dos Deuses para conduzi-lo até lá.

O Hierofante então continua:

“Que o Candidato seja conduzido ao Leste do Altar. Honorável Hiereus, delego a você o dever de confiar ao Candidato os sinais secretos, aperto de mão, grande palavra e senha atual do Grau de 0=0 da Ordem da Aurora Dourada na Externa, de colocá-lo entre os pilares místicos, e de supervisionar sua quarta e última consagração”.

O Leste do Altar é o lugar da Tríade Maligna, e ele é trazido para lá como se afirmasse que ele pisoteará e expulsará sua personalidade maligna, que então se tornará um suporte para ele, mas primeiro deve ser derrubada para o lugar certo dela.

O Hiereus agora confere os sinais secretos etc. e durante esta parte da cerimônia a posição dos três principais oficiais é a seguinte: O Hierofante no trono do Oriente; o Hiereus a leste do Pilar Negro; e o Hegemon a leste do Pilar Branco. Os três novamente formulando a Tríade e fortalecendo-a.

Assim a Alma Superior será formulada entre os Pilares no lugar do Equilíbrio; o Candidato no lugar da Tríade Maligna. O Hiereus agora avança até entre os Pilares na estação invisível de Harpócrates.

Tendo explicados os sinais, o Hiereus puxa o Candidato para a frente entre os pilares, e pela segunda vez na cerimônia a Alma Superior fica perto e pronta para tocá-lo. Então o Hiereus retorna ao leste do Pilar Negro para que os três oficiais principais possam atrair sobre ele as forças da Tríade Superna.

Portanto, agora o Candidato agora está de pé entre os pilares amarrados com a corda, como a forma mumificada de Osíris entre Ísis e Néftis. E nesta posição ocorre a quarta e última consagração pelas Deusas da Balança; o Aspirante pela primeira vez entre os pilares, no ponto em que se localizam as forças equilibradas da Balança, e enquanto isso o Kerux vai para o Norte em prontidão para a Circum-ambulação, de modo a ligá-la com a consagração final da Candidato.

Então o Stolistes diz: “Frater XYZ, eu finalmente te consagro pela água”.

E o Dadouchos: “Frater XYZ, eu finalmente te consagro pelo fogo”.

E o efeito disso é finalmente selar na Esfera da Sensação do Candidato os Pilares da Formulação Equilibrada. Pois no homem natural os símbolos são desequilibrados em força, alguns mais fracos e outros mais fortes, e o efeito da cerimônia é fortalecer os fracos e purificar os fortes, começando assim gradualmente a equilibrá-los, ao mesmo tempo em que faz uma ligação entre eles e suas forças correspondentes no Macrocosmo.

Então o Hierofante diz:

“Honrado Hegemon, tendo sido realizada a consagração final do Candidato, ordeno-lhe que remova a corda de sua cintura, o último símbolo remanescente das Trevas; e o vista com o emblema distintivo do grau”.

O Hegemon, executando a ordem do Hierofante, diz:

“Por ordem do Mui Honrado Hierofante, eu lhe dou o emblema distintivo do grau. Ele simboliza a Luz que amanhece nas Trevas”.

Os quatro pilares tendo assim sido estabelecidos, só agora o Candidato é vestido com a insígnia do Triângulo Branco das Três Supernas formulando nas Trevas; e só agora a Alma Superior é capaz de formular um vínculo com ele se a vontade humana do homem natural estiver realmente consentindo com isso. Pois o livre arbítrio do Candidato como homem natural nunca é obcecado, nem pela Alma Superior, nem pela cerimônia. Mas se a Vontade consentir, a cerimônia toda é direcionada para o fortalecimento de sua ação.

E conforme este emblema é colocado sobre ele, é como se as duas Grandes Deusas, Ísis e Néftis, nos lugares das colunas, estendessem suas asas sobre a forma de Osíris para restaurá-lo novamente à vida.

A Circum-ambulação Mística segue então no Caminho da Luz para representar o surgimento da Luz no Candidato através da operação de auto sacrifício; ao passar pelo Trono do Oriente, a Cruz do Calvário vermelha é formulada astralmente acima do Triângulo Branco astral dos Três em sua testa; para que, enquanto pertencer à Ordem, ele possa ter esse símbolo potente e sublime como um elo com seu Self Superior, e como um auxílio em sua busca pelas Forças da Luz Divina para sempre, se ele apenas quiser.

Mas a Alma Superior ou Gênio retorna à Estação Invisível de Harpócrates, no Lugar do centro oculto, ainda mantendo o vínculo formulado com o Candidato.

Segue o endereçamento do Hierofante:

“Frater XYZ, devo parabenizá-lo por ter passado com tanta coragem por sua cerimônia de admissão ao Grau de 0=0 da Ordem da Aurora Dourada na Externa. Agora vou direcionar sua atenção para uma breve explicação sobre os principais símbolos do seu grau”.

Quando isso tiver sido explicado, o Kerux, como o Vigilante Anúbis, anuncia nas seguintes palavras que o Candidato foi admitido como um Neófito iniciado:

“Em nome do SENHOR DO UNIVERSO e por ordem do M.H. Hierofante, ouçam todos que eu proclamo que A: B: que daqui em diante será conhecido por você pelo mote XYZ, foi admitido na devida forma ao Grau 0=0 de Neófito da Ordem da Aurora Dourada na Externa”.

Então o Hiereus dirige-se ao Neófito e o felicita por ser admitido como membro da Ordem, “cujo objetivo e fim professado é o estudo prático da Ciência Oculta”. Após o que, o Hierofante declara claramente os princípios que o Neófito deve agora começar a estudar.

Concluindo isso, o Kerux conduz o Neófito à sua mesa e lhe dá uma solução dizendo-lhe para derramar algumas gotas no prato à sua frente. Ao fazê-lo, a solução muda para uma cor de sangue, e o Kerux diz:

“Assim como este fluído puro, incolor e límpido é transformado à aparência do sangue, assim tu podes mudar e perecer, se trair seu juramento de segredo desta Ordem, por palavra ou ação!”

Então o Hierofante diz:

“Retome seu assento no N.O. e lembre-se de que sua admissão a esta Ordem não lhe dá o direito de iniciar qualquer outra pessoa sem dispensa dos grandemente honrados chefes da Segunda Ordem”.

Assim termina a Admissão, após a qual ocorre o Fechamento.

O Fechamento

A Cerimônia de Encerramento é aberta pelo brado: “Hekas, Hekas, Este, Bebeloi!” e a maior parte de seu simbolismo é explicada na Abertura. A circum-ambulação reversa destina-se a formular a retirada da Luz da Tríade Superna do Altar. A Adoração então ocorre, após a qual segue o repasto místico ou comunhão no corpo de Osíris. Seu nome místico é “A Fórmula do Justificado”[21].

O Hierofante diz:

“Nada resta agora senão comungar em Silêncio do repasto Místico composto pelos símbolos dos Quatro Elementos, e lembrar de nosso juramento de segredo”. (O Kerux segue para o Altar e acende a lamparina colocada no ângulo sul da Cruz. O Hierofante, deixando seu trono, vai para o Oeste do Altar, e voltado para o Leste, saúda e continua:)

“Convido vocês a inalar comigo o perfume desta rosa como símbolo do Ar (cheirando a rosa): Sentir comigo o calor deste Fogo sagrado (passando as mãos sobre ele): Comer comigo este Pão e Sal como símbolos da terra (come): e finalmente beber comigo este Vinho, o emblema consagrado da Água Elemental” (bebe da taça).

Então o Hierofante vai para o Leste do Altar e fica de frente para o Oeste. O Hiereus vem ao Oeste do Altar, e saúda o Hierofante, recebendo dele os elementos. Todos então comungam em ordem: Hegemon recebe do Hiereus, Stolistes do Hegemon, Dadouchos do Stolistes, Membros Sênior do Dadouchos e Kerux do Candidato.

Mas o Kerux diz: “Está terminado”, invertendo a taça, para mostrar que os símbolos do Auto sacrifício e da Regeneração foram realizados. E esta proclamação é confirmada pelo Hierofante, e os três oficiais principais dão as três batidas emblemáticas da Tríade Mística, e nas três línguas diferentes repetem as três palavras místicas:

“Khabs Am Pekht!” “Konx Om Pax!” “Luz em Extensão!”

O Hierofante então finalmente encerra a cerimônia dizendo:

“Que aquilo que partilhamos neste dia nos sustente em nossa busca pela Quintessência, a Pedra dos Filósofos, a Verdadeira Sabedoria e a Perfeita Felicidade, e o Summum Bonum”.

Todos então removem os robes e se dispersam.


Sem dúvida, a passagem pelo Ritual do Neófito teve uma influência importante na mente de P. e em seu Progresso Espiritual; pois logo após sua celebração, nós o encontramos experimentando algumas visões muito extraordinárias, sobre as quais entraremos em detalhes no devido tempo. Basta dizer que em dezembro ele havia passado no fácil exame necessário antes de poder se apresentar como candidato para o grau 1=10 de Zelator.


  1. י representa Chokmah e ה representa Binah, ו é o restante, exceto Malkuth que é o הּ final. ↩︎

  2. Pai e Mãe (Glorificada). ↩︎

  3. O termo teosófico “Self Superior” geralmente é chamado de “Gênio” na A∴ D∴. Abramelin o chama de “Sagrado Anjo Guardião”, consulte o Prefácio. ↩︎

  4. Será lembrado que o Esquema Sephirótico é dividido em quatro mundos: Atziluth; Briah; Yetzirah e Assiah. Cada mundo contém dez Sephiroth, e cada Sephira novamente contém dez, perfazendo o número total de quatrocentos. ↩︎

  5. “Paroketh” é o Véu que separa Hod e Netzach de Tiphereth; e como veremos mais adiante, no Ritual do Portal, «também separa» a Primeira Ordem da Segunda Ordem. ↩︎

  6. «Ou seja, a atribuição dos quatro elementos aos quatro quadrantes segue a ordem dos quatro ventos gregos, os Άνεμοι (Anemoi), daí Leste = Ar, Oeste = Água, Sul = Fogo e Norte = Terra.» ↩︎

  7. Um documento que era considerado falso por alguns dos membros da A∴ D∴. Ele supostamente teria sido assinado por S.D.A. e outros, e autorizava a fundação do Templo. Consulte o capítulo “O Magista”. ↩︎

  8. «Similar ao “Venerável Mestre de Honra” em uma Loja Maçônica.» ↩︎

  9. Mais fogosa. S.R.M.D. diz que Thmais contém as letras de אמתש e provavelmente é a origem da palavra grega Θέμις «Têmis», a Deusa da Justiça. ↩︎

  10. Mais fluídica. ↩︎

  11. Ou Caduceu. Consulte o Diagrama 24. ↩︎

  12. Ou «Cruz» Fylfot. «Este símbolo é utilizado há centenas de anos em diferentes culturas. Este ritual foi publicado décadas antes do surgimento do Nazismo, que utilizaria este símbolo como sua bandeira.» ↩︎

  13. O mesmo que “Eskato Bebeloi” usado nos mistérios de Elêusis. ↩︎

  14. O início das Moções Rodopiantes, o Prīmum Mobile. ↩︎

  15. Z. 1. ↩︎

  16. As observações explicativas sobre a Admissão e Cerimônia do Neófito a seguira foram extraídas do manuscrito chamado Z. 3. ↩︎

  17. Quando está no trono, ele é Osíris; quando ele se move, assume a forma de Arouerist. ↩︎

  18. Thoth é um dos oficiais Invisíveis. ↩︎

  19. Uma edição posterior do Ritual, publicada após os escândalos de Horos, diz “uma terrível e vingativa corrente punitiva” etc. ↩︎

  20. Significando também: “Que a Luz surja no Candidato”. ↩︎

  21. A “Fórmula de Osíris” é dada no Z. 1 como segue:
    “Pois Osíris Onnophris disse:
    Aquele que é achado perfeito diante dos Deuses disse:
    Esses são os elementos de meu corpo, aperfeiçoados pelo sofrimento, glorificados pela provação.
    Pois o segredo da Rosa Agonizante é como o sinal reprimido do meu sofrimento.
    E o fogo vermelho como a energia da minha vontade destemida.
    E o cálice de vinho é o derramamento do Sangue do meu coração sacrificado para a regeneração e a Vida Nova.
    E o Pão e o Sal são como as Fundações de meu Corpo.
    Que eu destruo para que sejam renovados.
    Pois eu sou Osíris Triunfante, mesmo Osíris Onnophris, o Justificado.
    Eu sou aquele que está vestido com o Corpo de Carne:
    Porém também em quem está o Espírito dos Deuses Poderosos.
    Eu sou o Senhor da Vida triunfante sobre a Morte.
    Aquele que comunga comigo ressuscitará comigo.
    Eu sou o manifestante na Matéria daqueles cuja morada está no Invisível.
    Estou purificado; estou sobre o Universo:
    Eu sou o Reconciliador com os Deuses Eternos:
    Eu sou o Aperfeiçoador da Matéria:
    E sem mim o Universo não existe!” ↩︎


Capítulo traduzido por Alan Willms em setembro de 2022. Foto ilustrativa de Михаил Павленко no Unsplash.

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