Evocação. Então ele conduz a Circum-ambulação Mística.
L. Agora ele pega o Telesma ou Base Material, carrega-o ao redor do círculo, coloca-o no chão, barra, purifica e consagra novamente, levanta-o com a mão esquerda e vira-se para o Oeste, dizendo: “Criatura dos Talismãs, duas vezes consagrada” etc.
M. Agora ele passa para o Ocidente com o Telesma na mão esquerda, encara o S.O., parcialmente revela o Telesma, golpeia-o uma vez com a Espada e profere um discurso semelhante ao desta Seção M das Evocações, exceto que em vez de “aparecer em forma visível”, ele diz: “assuma, portanto, manifestação diante de mim” etc. Feito isso, ele recoloca o véu.
N. Operações de L repetidas.
O. Operações de M repetidas no Norte, e uma oração semelhante à da seção O das Evocações: Telesma etc. sendo tratados como o Sigilo do Espírito, substituindo: “apareça, portanto, em forma visível” etc. por “assuma, portanto, manifestação diante de mim” etc.
P. Semelhante à seção P das Evocações, exceto que na oração “à aparência visível” é alterado para: “tornar irresistível este Telesma” ou “tornar manifesto este fenômeno natural de …”.
P. Semelhante a esta seção Q das Evocações, dizendo finalmente: “Eu conjuro sobre ti força e poder irresistíveis”. Seguem as Palavras Místicas.
R. Semelhante a esta seção R das Evocações. No Telesma, uma Luz de Glória cintilante deve ser vista tocando e tremeluzindo sobre o Telesma, e nos Fenômenos Naturais, um leve começo do Fenômeno deve ser esperado.
S. Feito isso, que ele tome o Telesma ou Base material, retire a corda dele, e golpeando-o com a Espada proclame: “Pelos Nomes do … e em Nome do … eu invoco sobre ti o poder de…”. Ele então circum-ambula três vezes, segurando o Telesma em sua mão direita.
T. Semelhante a esta seção T das Evocações, exceto que, em vez de um Espírito aparecer, o Telesma deve reluzir visivelmente, ou os Fenômenos Naturais devem definitivamente começar.
U. Semelhante à seção U das Evocações.
V. Agora o operador formula cuidadosamente suas demandas, informando o que se pretende que Telesma faça; ou qual Fenômeno Natural ele procura produzir.
W. Semelhante ao que está estabelecido na seção W das Evocações, exceto que no caso de um Telesma, nenhum ritual de banimento deve ser realizado, para não o descarregar, e no caso de Fenômenos Naturais geralmente será melhor afirmar qual operação é necessária. E a Base Material deve ser preservada envolta em linho ou seda branca durante todo o tempo pelo qual o fenômeno deve agir. E quando chegar a hora de cessar, a Base Material, se for Água, deve ser derramada; se for Terra, moída em pó e espalhada; se for uma substância dura, como metal, deve ser descarregada, banida e descartada; ou se for uma Chama de Fogo, deve ser extinta; ou se for um frasco contendo Ar, deve ser aberto, e depois disso deve ser enxaguado com água pura.
Capítulo traduzido e anotado por Alan Willms em abril de 2024. Foto ilustrativa adaptada de Markus Spiske.